A identidade como trama de relações. Adultos e crianças construindo uma relação de ensino.
Aprendizagem em que o educador se constitui educador na relação com a criança e a criança se constitui criança na relação com os adultos e com seus pares.
Do que cuida o educador em seu trabalho diário de educação? O cuidado como ato primeiro de educação e construção da identidade. De ser cuidado a cuidar de si, uma trajetória na construção da identidade e da autonomia.
Muito se tem pensado nas possibilidades de desenvolver a autonomia dos alunos. Projetos de identidade têm sido desenvolvidos em sala de aula como estratégia para essa construção. Nossa proposta com esse tópico é desenvolver uma reflexão em que identidade e autonomia se apresentam como valores de um projeto educativo e se traduzam em cada detalhe da vida dentro da escola.
Desenvolvimento de um olhar sensível do educador para o seu saber e fazer e para o saber e fazer das crianças dentro da escola. Um olhar para as práticas diárias. Que escola é a nossa? A identidade desse lugar tão importante na vida dos sujeitos.
As teorias do desenvolvimento ganharam grande espaço nos projetos de educação infantil. Entretanto, muito se utilizou delas para avaliar habilidades, estabelecer padrões de comportamento e patamares de aprendizagem. Nosso objetivo neste módulo é oferecer espaço para reflexões que coloquem a teoria do desenvolvimento em diálogo com as intenções educativas, reconhecendo a criança e suas características na construção de conhecimento.
Utilizamos um sistema contínuo de avaliação, os P.Os (Pontos de Observação) em que os professores são solicitados a avaliar o trabalho desenvolvido pelo coordenador do curso, a participação de todo o grupo e as contribuições deste para a sua aprendizagem e sua aprendizagem individual. É uma proposta que contempla a reciprocidade (relação entre quem ensina e quem aprende) e a co-responsabilidade do grupo em seu processo de aprendizagem.
Receba nossas novidades