A Construção da identidade e da autonomia na educação infantil

1.Quem Educa Quem?

A identidade como trama de relações. Adultos e crianças construindo uma relação de ensino.

Aprendizagem em que o educador se constitui educador na relação com a criança e a criança se constitui criança na relação com os adultos e com seus pares.

2. Cuidar/Educar: faces de uma mesma moeda

Do que cuida o educador em seu trabalho diário de educação? O cuidado como ato primeiro de educação e construção da identidade. De ser cuidado a cuidar de si, uma trajetória na construção da identidade e da autonomia.

3. Identidade e autonomia: mais que um conteúdo, um valor do projeto educativo.

Muito se tem pensado nas possibilidades de desenvolver a autonomia dos alunos. Projetos de identidade têm sido desenvolvidos em sala de aula como estratégia para essa construção. Nossa proposta com esse tópico é desenvolver uma reflexão em que identidade e autonomia se apresentam como valores de um projeto educativo e se traduzam em cada detalhe da vida dentro da escola.

4. O que os olhos não vêem, o coração não sente...

Desenvolvimento de um olhar sensível do educador para o seu saber e fazer e para o saber e fazer das crianças dentro da escola. Um olhar para as práticas diárias. Que escola é a nossa? A identidade desse lugar tão importante na vida dos sujeitos.

5. Desenvolvimento infantil: por que o professor precisa conhecer?

As teorias do desenvolvimento ganharam grande espaço nos projetos de educação infantil. Entretanto, muito se utilizou delas para avaliar habilidades, estabelecer padrões de comportamento e patamares de aprendizagem. Nosso objetivo neste módulo é oferecer espaço para reflexões que coloquem a teoria do desenvolvimento em diálogo com as intenções educativas, reconhecendo a criança e suas características na construção de conhecimento.

Proposta de avaliação do curso:

Utilizamos um sistema contínuo de avaliação, os P.Os (Pontos de Observação) em que os professores são solicitados a avaliar o trabalho desenvolvido pelo coordenador do curso, a participação de todo o grupo e as contribuições deste para a sua aprendizagem e sua aprendizagem individual. É uma proposta que contempla a reciprocidade (relação entre quem ensina e quem aprende) e a co-responsabilidade do grupo em seu processo de aprendizagem.

Receba nossas novidades

Creches CEDUC
Rua Albino Puttini, 170 - Jundiaí - SP - CEP 13209-462
Tel. (11) 4523-0755 - 4523-0591
FacebookGoogle Maps