Duração: 30 horas
Temos diariamente, diante de nós, inúmeros acontecimentos reveladores de um jeito de ser e estar no mundo. Na educação infantil, cada gesto, cada olhar, cada movimento da criança expressa algo sobre o modo de pensar, de sentir, de entender e transformar o universo que a ela se apresenta. Estamos atentos ao que está diante de nós? Compartilhamos com nossos parceiros nossas impressões, nossas inquietações, nossas perguntas e as possÃveis respostas? ConstruÃmos nosso olhar e nosso saber a respeito de como as crianças aprendem por meio do olhar e do saber de nossos pares, que podem não só nos provocar, como também transformar e ajudar a ampliar nossas leituras sobre nós e sobre o outro? A documentação pedagógica como atitude de reflexão contÃnua dos profissionais da educação infantil e como instrumento potente para dar visibilidade aos saberes construÃdos diariamente por crianças e adultos dentro de creches e escolas, nos oferece a oportunidade de descortinar um universo de significados e sentidos sobre esta extraordinária capacidade humana: aprender. Neste grupo de estudos nos debruçaremos sobre o conceito de documentação desenvolvido pelos profissionais de Reggio Emilia e faremos análise de diversas documentações a fim de exercitar nosso olhar para os diversos sinais que as crianças nos dão a respeito de suas modalidades de aprendizagem, bem como exercitar a construção de um olhar que se alimenta de tantos olhares, exercitar a construção de saber em rede.
Receba nossas novidades