Muito tem se falado no binômio cuidar/educar quando se trata de educação infantil. Entretanto, será claro para os profissionais responsáveis pela educação das crianças pequenas qual a importância dos cuidados e quais os aspectos passÃveis de cuidados no cotidiano dentro da escola/creche? Esse curso pretende abordar as dimensões do cuidado na relação entre adultos e crianças dentro do universo escolar e refletir a respeito de uma atuação que contemple o cuidado como forma de educar.
Por que a educação de crianças pequenas exige que voltemos nosso olhar para o cuidado? Professor é formado para cuidar?
Do que cuida o educador em seu trabalho diário de educação? O cuidado como ato primeiro de educação. Do planejamento à avaliação de cada dia, um olhar para os cuidados do educador em seu fazer educativo.
Ao cuidar dos tempos e dos espaços de brincadeira, de convivência, de construção de conhecimento, o educador se responsabiliza por viabilizar um elemento central da aprendizagem das crianças. Cuidar para além do corpo: um foco intencional do educador da primeira infância.
Nas diferentes faixas etárias a aprendizagem ganha elementos e caracterÃsticas preponderantes. Corpo e mente se encontram em cada momento da infância para compor o repertório de aprendizagens que vão se construindo a cada dia. Construir um olhar sensÃvel, instrumentaliza o professor para desenvolver situações significativas de aprendizagem e assumir os cuidados com intencionalidade.
As teorias do desenvolvimento ganharam grande espaço nos projetos de educação infantil. Entretanto, muito se utilizou delas para avaliar habilidades, estabelecer padrões de comportamento e patamares de aprendizagem. Nosso objetivo neste módulo é oferecer espaço para reflexões que coloquem a teoria do desenvolvimento em diálogo com as intenções educativas, reconhecendo a criança e as necessidades de cuidado que a infância requer.
Utilizamos um sistema contÃnuo de avaliação, os P.Os (Pontos de Observação) em que os professores são solicitados a avaliar o trabalho desenvolvido pelo coordenador do curso, a participação de todo o grupo e as contribuições deste para a sua aprendizagem e sua aprendizagem individual. à uma proposta que contempla a reciprocidade (relação entre quem ensina e quem aprende) e a co-responsabilidade do grupo em seu processo de aprendizagem.
Receba nossas novidades