Brincar faz parte da infância. O olhar para a educação da infância precisa contemplar e privilegiar os espaços de brincadeira.
Do que cuida o educador em seu trabalho diário de educação? Ao cuidar dos tempos e dos espaços de brincadeira, de convivência, de construção de conhecimento, o educador se responsabiliza por viabilizar um elemento central da aprendizagem das crianças. Cuidar para além do corpo: um foco intencional do educador da primeira infância.
Nas diferentes faixas etárias o brincar ganha elementos e características preponderantes. Corpo e mente se encontram em cada momento da infância para compor a brincadeira e as aprendizagens. Conhecer estes aspectos instrumentaliza o professor para desenvolver situações significativas de aprendizagem.
As teorias do desenvolvimento ganharam grande espaço nos projetos de educação infantil. Entretanto, muito se utilizou delas para avaliar habilidades, estabelecer padrões de comportamento e patamares de aprendizagem.
Nosso objetivo neste módulo é oferecer espaço para reflexões que coloquem a teoria do desenvolvimento em diálogo com as intenções educativas, reconhecendo a criança e não os postulados teóricos.
Receba nossas novidades