Caixa de areia:
muitos grãos, tantas possibilidades.

Afirmar que as crianças têm uma maneira peculiar de olhar o mundo é pouco! É incrível a capacidade que elas têm de transformar um elemento comum em uma divertida brincadeira!

Nas brincadeiras na caixa de areia, a relação das crianças passa a ser um convite à pesquisa através das mãos que tocam e desenham, dos olhos que observam mais detalhadamente, dos materiais que convidam ao estabelecimento de relações que incluem volume, vazão, peso, densidade.

A sensação da areia na mão, os desenhos formados e desmanchados, os objetos escolhidos para ir para a caixa, a brincadeira de encher e esvaziar, o olhar atento e curioso observando a areia cair... são algumas das tantas situações vividas pelas crianças.

A pesquisa se efetiva a cada instante por meio das inúmeras
relações que as crianças estabelecem entre a areia e os materiais propostos.

Os objetos colocados na caixa de areia permitem uma multiplicidade de ações e de efeitos: encher, esvaziar, peneirar, transferir de um recipiente a outro, comparar a capacidade de armazenamento, a quantidade de areia presente. Habilidades são exercitadas, muitas relações e conexões estabelecidas, muitos conhecimentos construídos.

artes espaço Alimentação Luz e sombra Pesquisa sonora Brincando com água Caixas Caixa de areia Pistas

Receba nossas novidades

Creches CEDUC
Rua Albino Puttini, 170 - Jundiaí - SP - CEP 13209-462
Tel. (11) 4523-0755 - 4523-0591
FacebookGoogle Maps