A Luz é uma presença essencial à vida humana e um elemento de grande fascínio.

Os seres humanos se relacionam com a luz natural e artificial de várias formas cotidianamente. Estar diante da luz pode provocar curiosidade, inquietação, questionamentos, que derivam dos efeitos que a relação direta ou indireta com ela produz.

As inquietações, que podem ultrapassar os limites do visível, colocam a criança em uma situação de pesquisa e investigação bastante peculiares, uma vez que, embora 'menos palpável' o efeito luminoso é profundamente instigante.

Por que Luz e Sombra?

No cotidiano é comum as crianças sempre nos fazerem perguntas sobre o que vêem, tocam, cheiram, experimentam. Mesmo muito pequenas, e às vezes sem verbalizar sua curiosidade, nos demonstram por meio de gestos e ações como pensam o mundo que as cercam. Sabemos que é por meio da brincadeira, da interação com os outros, da pesquisa com os objetos e na relação com os diversos fenômenos da natureza que levantam hipóteses, constroem e reconstroem noções que as ajudam a compreender o mundo.

Por isso, ações cotidianas como lançar objetos, perceber a diferença entre luz e sombra, ver o movimento da água, entre tantas outras, chamam a atenção e instigam as crianças a pesquisar e a investigar. Sombras e luzes brincam entre si, sugerem formas, movimentos e sensações. Nesse contexto, oferecemos às crianças algumas experiências, nas quais podem entrar em contato com, e explorar diferentes fontes de luz. Dessa forma, lanternas, retro projetor e mesa de luz se tornam instrumentos de fascínio e de inúmeras possibilidades de pesquisa, onde o que está em questão é, então, a reflexão e a absorção da luz.

As crianças exploram com todos os sentidos. Colocam a mão ou objetos para tamparem a passagem de luz ou para testarem sua transparência. Testam os materiais no próprio corpo para perceberem seus efeitos e também para enxergarem através dos mesmos. Qualquer fresta de luz transforma-se em material de exploração e pesquisa.

Essas vivências são importantes para que as crianças, gradativamente, percebam o fenômeno físico através do contraste entre a luz e a sombra e construam uma experiência significativa sobre ele. Isto as ajuda a compreender melhor os fenômenos e como eles ocorrem nos diferentes materiais.

artes espaço Alimentação Luz e sombra Pesquisa sonora Brincando com água Caixas Caixa de areia Pistas

Receba nossas novidades

Creches CEDUC
Rua Albino Puttini, 170 - Jundiaí - SP - CEP 13209-462
Tel. (11) 4523-0755 - 4523-0591
FacebookGoogle Maps