O educador precisa pensar nas possíveis relações de aprendizagem que os pequenos podem estabelecer, olhando quais conteúdos estão presentes e quais as variáveis de aprendizagem que os materiais podem oferecer para alimentar as diferentes pesquisas das crianças. Com esse foco, observamos que as caixas são materiais muito interessantes, pois os bebês utilizam todas as suas habilidades para explorar as diferentes caixas e seus mistérios.

As experiências com as caixas grandes e nichos proporcionam vivências com o próprio corpo, permitindo que o bebê se arrisque e viva desafios de equilíbrio. Quando um bebê entra na caixa, muitas ações estão presentes nessa tarefa e para que ele tenha êxito é necessário seguir alguns passos: levantar, apoiar na caixa, levantar a perna, apoiar o corpo buscando o equilíbrio, levantar a outra perna, acomodar o corpo dentro da caixa e verificar se a sua massa corporal fica confortável dentro da mesma.

Para que o bebê construa todas essas conexões é importante que ele viva isso de maneira constante e repetida.

O próximo desafio será o de sair da caixa e nesse exercício terá que colocar novamente em prática o repertório já construído. Nas caixas sonoras o bebê através da sua ação produz e percebe imediatamente o efeito causado nelas. Essa natureza de relação com o objeto permite uma percepção rápida de sua autoria. Os elementos sonoros despertam grande interesse, pois estão presentes na vida dos bebês desde muito cedo.

"As caixas são um recurso altamente interessante quando as crianças estão envolvidas em pesquisas de continente e conteúdo, quando estão procurando, na esfera da cognição, compreender o mundo físico, medindo o que podem com o próprio corpo, e na esfera psíquica, construindo uma imagem mental de corpo.

Elas repetem incansavelmente ações de colocar dentro e fora, um dentro do outro, eles dentro de coisas e coisas 'dentro deles' para que, através dessas ações, elaborem o vazio, o preenchimento, o ser e estar deles mesmos..."

artes espaço Alimentação Luz e sombra Pesquisa sonora Brincando com água Caixas Caixa de areia Pistas

Receba nossas novidades

Creches CEDUC
Rua Albino Puttini, 170 - Jundiaí - SP - CEP 13209-462
Tel. (11) 4523-0755 - 4523-0591
FacebookGoogle Maps