O espaço de brincadeiras da sala é também um espaço de pesquisa para as crianças, na medida em que brincam, fazem descobertas e vão nos dizendo quais são os seus interesses. Na maneira como arranjam os materiais, nos objetos que escolhem, as crianças demonstram que perseguem hipóteses.
A curiosidade, o prazer de explorar e de construir a própria experiência pertencem às crianças, que desde muito cedo e por meio das brincadeiras, começam a descobrir o mundo tal qual ele se apresenta, através de uma lógica espontânea e poética.
O deslocamento do objeto, com muita frequência, intriga, provoca, chama a atenção, pois envolve muitas variáveis. Elas estudam formas de relacionar objetos e de como ocupar o espaço da sala em uma brincadeira divertida e desafiadora, construindo pistas para os carrinhos.
Elas escolhem suportes e placas de madeira para construir plataformas, que inicialmente são planas e aos poucos, vão ganhando inclinações. A variação da velocidade, a necessidade de maior ou menor investimento de força para o deslocamento, vai abrindo um leque de interrogações e alimentando a brincadeira em diversas direções.
Movimento, deslocamento, distância, trajetória, velocidade, atrito, são alguns dos tantos conteúdos presentes na pesquisa das crianças quando brincam com as pistas. Interrogar-se sobre os inúmeros efeitos que cada arranjo diferente de materiais pode gerar, os provoca a cada dia e os mantém pesquisadores incansáveis.
Receba nossas novidades